segunda-feira, 21 de junho de 2010

OS 10 MANDAMENTOS DO DRESS CODE EMPRESARIAL

Vamos falar sobre imagem pessoal no ambiente de trabalho. Você sabe quanto pode custar a roupa errada em uma entrevista de emprego, por exemplo? Ou em uma reunião importante com clientes? E se você estiver com a saia curta demais na sala do seu chefe ? Vai ser mesmo uma saia justa.

Então porque não respeitar certas regrinhas de etiqueta que podem valer até mesmo uma promoção? Acredite!

1º – Respeitar os códigos empresariais. Cada organização tem um código sobre o que é adequado vestir, mesmo que não esteja escrito. O guarda-roupa deve estar de acordo com a imagem da empresa.

2º – Parecer e ser. Vestir de acordo com a profissão, idade e silhueta para transmitir uma imagem credível. Não tentar fingir uma idade diferente da real pois denota instabilidade psicológica.

3º – Tamanho certo. Uma camisa a arejar, deixando antever frestas, vislumbrando pele e umbigo, decotes e rachas despropositadas ou roupas demasiado apertadas deitam por terra as ambições profissionais.

4º – Não misturar. Não misturar peças formais e informais como calças de fato com camisas desportivas ou camisolão. Evitar t-shirts com bonecos, ditos espirituosos ou de alças com blazer.

5º – Acertar no evento. Usar vestuário idêntico para visitar uma obra ou participar na reunião da administração é o mesmo que não distinguir alhos de bugalhos. As pessoas de sucesso vestem-se de forma diferente para as diversas ocasiões profissionais.

6º – Potenciar as opções. Ter um guarda-roupa prático e coordenado permite poupar tempo na escolha do conjunto, maior número de combinações e mais fácil atualização.

7º – O chefe da orquestra. O ambiente e a cultura de qualquer empresa são definidos pelas pessoas que ocupam os cargos mais altos na empresa. Basear-se neles é o ritmo mais seguro.

8º – Dominar o código de cores. Descobrir os tons que favorecem mais. As cores erradas envelhecem e fazem parecer doente. Escolher tons que fiquem bem com os olhos, a pele e o cabelo tem um efeito globalmente positivo na aparência.

9º – Desporto empresarial. A prática de desporto com colegas ou clientes requer equipamento indicado. Vestir de modo apropriado quer dizer que se conhece o jogo e as regras, caso contrário passa-se a imagem de amador ignorante.

10º – Fazer lista de compras. Saber o que se quer e do que se precisa antes de fazer compras. Caso contrário, compramos coisas que não condizem com nada, ou que não são necessárias, gastando muito mais dinheiro do que queríamos.

Por: Alessandra Fraga

Nenhum comentário:

Postar um comentário