segunda-feira, 14 de junho de 2010

Etiqueta na Copa do Mundo

Durante a Copa do Mundo, muitas empresas permitirão que seus funcionários assistam aos jogos do Brasil em suas próprias dependências. Por isso é preciso tomar cuidado, adverte a consultora empresarial Reginah Araújo.
De acordo com Reginah, ao assistir aos jogos em casa, na casa de um amigo ou mesmo num bar é possível extravasar a emoção sem maiores conseqüências. Mas no trabalho é melhor se conter, afinal é um ambiente formal e exige uma postura adequada.
Confira as dicas da consultora para ganhar pontos com o chefe e não comprometer a carreira na torcida pela seleção. E ainda, o que fazer caso você tenha extrapolado na comemoração.

Para quem vai assistir aos jogos na empresa o que é considerado comportamento exagerado?
Reginah Araújo: É usar de intimidade demais com amigos e chefes, falar muito alto e usar palavras de baixo calão. Assistindo aos jogos é comum que as pessoas gritem, xinguem o juiz, os jogadores do time adversário e, em alguns casos, até os jogadores do próprio time. Contudo, não é em qualquer lugar que se pode agir dessa forma. Procure não gritar ou falar palavrões nos gols perdidos nem em faltas mal cobradas.
Prejudica também ir com uma roupa não apropriada. Verifique se há algum comunicado permitindo que se vista a caráter. Não leve parentes e amigos para assistir aos jogos na empresa, a menos que a direção convide.
E se a empresa não liberou a ida para casa depois da partida, ao término do jogo é voltar ao trabalho e evitar comentários sobre jogadas. Cada um deve ir para seu posto e trabalhar.
É melhor seguir quieto enquanto os colegas comentam, mesmo que alguns diretores pareçam não ligar, a empresa paga para você produzir. É preciso tomar cuidado para não perder a concentração fora do horário do jogo. Afinal, a produtividade já estará comprometida pela pausa no expediente e passar o resto do dia comentando o jogo poderá fazer com que o chefe se arrependa de ter deixado os funcionários acompanhar os jogos.
No final do campeonato, caso o Brasil passe para a final, não seja o primeiro a pedir que sejam dispensados. Isso pega mal. Deixe que a sugestão surja de outra pessoa.
Finalmente, lembre-se que aquele ambiente continua sendo de trabalho e que ocasionalmente foi aberta uma exceção para assistir aos jogos.

Nos casos em que a empresa permite, pega mal ir a caráter para torcer?
Reginah Araújo : Depois de analisado se a empresa emitiu circular autorizando, o próximo passo é manter o bom senso. Uma camiseta, é uma coisa. Agora, para as mulheres, por exemplo, aparecer com um short muito curto, pega mal. Barriga de fora, então, nem pensar. Já para o homem, é preciso cuidar para não desleixar na aparência, como por exemplo deixar de se barbear durante a copa. Outra dica é evitar levar apitos, cornetas e demais adereços ao trabalho.

E se tiver bebida alcóolica, deve-se evitar a todo custo?
Reginah Araújo :
Mesmo que o ambiente seja de festa, lembre-se que você está em uma empresa, e tudo o que você fizer, mesmo que em um momento de descontração, poderá futuramente ser utilizado contra a sua pessoa. Não tem problema beber uma quantidade mínima, de acordo com a sua resistência, o seu organismo. Por exemplo, tem gente que bebe apenas um copo de cerveja e já fica comprometido, então é difícil estipular uma dose determinada.
Lembro de uma confraternização em que uma das colaboradoras bebeu demais e passou a se insinuar para um dos diretores, sendo que a esposa dele estava presente na festa. Não deu outra: três meses depois a funcionária foi demitida.

Como proceder se quem exagera é o chefe?
Reginah Araújo :
Quando o torcedor chato está na própria chefia, é manter o equilíbrio emocional. Não faça comentários desnecessários, procure sair de perto, busque outro tipo de pessoa para te acompanhar para não se manter muito próximo, pois isso pode criar um desgaste profissional no futuro.
Se o colaborador comenta “ah, como você é chato”, ou “quando você bebe fica sempre desse jeito”, o chefe tem duas opções, que é esquecer ou lembrar e te queimar mais adiante.

Quando se extrapola na torcida, como reverter a situação?
Reginah Araújo :
Nesse caso, justificar no outro dia não adianta, o remendo acaba ficando pior. A não ser que o profissional tenha feito algo que feriu, magoou alguém, nesse caso deve sim fazer um pedido de desculpas. Do contrário, é fingir que nada aconteceu e bola para frente.
É preciso ter em mente que quando a pessoa comemora fora de hora, corre o risco de ser julgada pela falta de foco, de interesse no trabalho, ou por ser incompetente, se a produtividade diminuir. E inevitavelmente essa visão fará com que as pessoas a tratem diferente, tanto no dia a dia, quanto do ponto de vista de crescimento na carreira.

Se eu tenho a opção de ver o jogo em casa, é ruim deixar de participar da atividade na empresa?
Reginah Araújo : Bem, se você não tem condições psicológicas de manter um comportamento equilibrado, é sempre melhor que assista em sua própria casa e até mesmo solicite essa liberação para assistir em outro lugar, desde que retorne na hora programada. O que não pode é usar os jogos como desculpa para não produzir. Mas também é preciso atentar que às vezes a confraternização faz parte de toda uma programação da empresa. Então, se você conseguir, é legal que permaneça ali com os seus colegas.
A dica que eu dou para quem não gosta da ideia de assistir aos jogos com os colegas é encarar como trabalho, como uma oportunidade de trabalhar a união do grupo. Portanto, seja cortês com as colegas, ceda o melhor lugar, procure ser cavalheiro, as pessoas irão notar e ganhará pontos.
Se for combinado de levar lanches, pipoca, refrigerantes não se esqueça de ajudar na limpeza do local após o jogo. E lembre-se de levar sua parte, caso haja uma situação de divisão de lanches.
http://www.baguete.com.br/entrevistas/07/06/2010/etiqueta-na-copa-do-mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário